Provedora alega que denúncias são mentirosas e admite que mudanças administrativas estão e continuarão acontecendo
- Ediwilson dos Santos –
Funcionários
da Santa Casa de Guararapes denunciaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT)
situações de assédio moral, desvio de função, abuso de poder, atrasos nos salários,
no pagamento do vale-refeição e no recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do
Tempo de Serviço) que vêm ocorrendo no ambiente de trabalho.
As
denúncias foram cadastradas eletronicamente no site do MPT nos dias 10 e 12. No
dia 19, a promotora do Trabalho Ana Raquel Machado Bueno de Moraes determinou a
instauração de inquérito civil, dando à Santa Casa 20 dias para apresentar
relação dos nomes dos empregados, as datas de admissão, funções desempenhadas,
carga horária e o telefone de cada um deles, além de cópias das fichas dos
registros de trabalho e dos termos de rescisões que foram realizadas nos
últimos dois anos.
As
denúncias e as obrigações da Santa Casa com o MPT foram notificadas à direção do
hospital pelo procurador do Trabalho Paulo Roberto Aseredo na segunda e terça-feira,
dias 25 e 26.
O
Impacto recebeu um relato feito por um servidor administrativo da Santa
Casa, que foi compartilhado em um grupo de funcionários no Whatsapp, denunciando
situações de humilhação e perseguição que ele estaria sofrendo desde que a nova
direção tomou posse, em fevereiro.
“... não
tenho concordado com nenhum tipo de opressão e perseguição, porém tem chegado a
mim vários casos (denunciando essas situações)... . Inclusive não é segredo
para todos vocês (funcionários do grupo) que eu sou um dos perseguidos por não
concordar com tal atitude, por diversas vezes fui colocado em situação
vexatória e humilhante...”, relatou o colaborador administrativo da Santa Casa.
Alvo
principal das denúncias de assédio moral e abuso de poder, a provedora Jane
Aparecida de Oliveira conversou rapidamente com O Impacto e negou
que esteja agindo incorretamente com os colaboradores do hospital.
Segundo
ela, o descontentamento entre os funcionários pode estar sendo provocado porque
a Diretoria está aplicando mudanças nos setores administrativo e de enfermagem,
visando melhorar o atendimento aos pacientes. “E essas mudanças continuarão a
ser feitas”, garante ela.
Sobre
atrasos nos salários, no pagamento do vale-refeição e no recolhimento do INSS,
Jane Oliveira lembrou que esses fatos vêm ocorrendo há anos em virtude do
déficit financeiro histórico da Santa Casa. “Mas a intenção da Diretoria é
deixar tudo em dia”, acrescentou a provedora.