Um novo equipamento capaz de
identificar até três veículos por segundo, em velocidades até 322 km/h e
distâncias de até 650 metros foi adotado pelos agentes de trânsito. Por minuto,
ele é capaz de disparar até 30 autuações. O radar tipo “pistola” não é uma
novidade no Brasil, mas o novo e moderno equipamento promete ser uma
“metralhadora de multas”.
O modelo do equipamento
eletrônico móvel chama-se Trucam e possui formato de pistola, com mira a laser
e sensor de presença. A fabricante Lasertech Brasil afirma ser fornecedora
oficial de sensores a laser para a agência espacial norte-americana, a Nasa.
O radar é capaz de diferenciar os
veículos por tamanho, de forma automática, e multá-los individualmente, em
função da velocidade limite regulamentada para cada categoria. O equipamento
mede a velocidade, calcula a distância entre cada veículo, produz evidência
fotográfica e vídeo do infrator, realiza levantamentos estatísticos,
quantitativos e classifica os dados obtidos.
LIMITAÇÕES
Existem limitações para o uso do
super-radar. De acordo com a resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran), a distância entre dois radares, sejam eles do modelo que for, deve
ser de, no mínimo, 500 metros nas cidades e também em trechos de vias rurais
com características de via urbana.
Caso o motorista averigue que o
radar responsável pelo registro da multa está há mais de um ano sem ter sido
inspecionado pelo Inmetro, ele poderá reunir as provas para montar sua defesa e
solicitar a anulação da penalidade.