Depois de longos anos desativada,
a antiga Estação Ferroviária – agora recuperada e revitalizada pela Prefeitura
de Guararapes - passará a ser o novo endereço da Orquestra Municipal “Maestro
Pedro Salla” e do Projeto de Violão.
A inauguração da nova sede
musical de Guararapes, que recebe o nome de Sala de Música “Olindo Jorge
Moreira”, uma homenagem ao saudoso maestro Granfino, acontecerá na próxima
sexta-feira (14), a partir das 20h, e a solenidade é aberta ao público.
O protocolo oficial do evento
prevê homenagens e a apresentação da Orquestra, do Coral “Canto, canção e
cantoria”, do Projeto de Violão e, segundo a diretora do Departamento de
Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, haverá também muitas surpresas.
O homenageado
Olindo Jorge Moreira, mais
conhecido como "Senhor Granfino", apelido que ganhou por sempre andar
muito bem vestido, nasceu em Minas Gerais, mas quando tinha nove anos de idade,
a sua família deixou o estado de origem e se mudou para São Paulo, buscando
alcançar novas oportunidades.
Foi casado com dona Eloiza e
tiveram quatro filhos. No início, em Guararapes, consertava rádio a pilha e era
alfaiate, até que se juntou ao amigo Pedro, na famosa orquestra “Pedrinho e sua
Banda”, que viajou por quase todo o Brasil.
Ensinou música para vários
alunos, dentre eles Marcos Camargo, que se tornou também maestro e substitui Granfino
na orquestra municipal.
Estação Ferroviária
A Estação de Ferro Noroeste do
Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia
chegado.
Com o café atingindo regiões cada
vez mais distantes do litoral, o que era possível graças à abundância de terras
de solo ainda virgem, as ferrovias surgiram para auxiliar a produção cafeeira
já existente, tornando o transporte mais rápido, seguro e barato da produção
com destino ao porto de Santos.
Em 1908 a ferrovia atingia
Araçatuba e em 1910 as margens do Rio Paraná, em Jupiá.
Porém, o trecho entre Araçatuba e
Jupiá sofreu, às margens do rio Tiête, uma grande infestação de malária, o que
provocou a desativação do prédio da estação e, com isso, a construção de uma
variante da linha, que passou a ser parte do tronco principal da linha
ferroviária: que é a linha que passa ao lado do prédio agora revitalizado.
Em 1949 a nova Estação de
Guararapes foi inaugurada, já na variante Araçatuba - Bento de Abreu, e a linha
nova ficou exatamente ao lado da antiga, ficando as duas frente a frente.
Em Guararapes na década de 1930,
o predomínio era das lavouras de café. Entre os anos de 1940 e 1960, houve
expansão também do arroz e do algodão, produtos escoados através da ferrovia.
Essa linha ferroviária
transportou passageiros até 1993, no trecho Bauru-Campo Grande, e até 1995 no
trecho até Corumbá.