O governo estadual realizou nesta
quarta-feira (23), a implosão parcial da ponte Prefeito Alidino Valter Bonini,
que cruza o Rio Tietê, em Barbosa, na região de Araçatuba. A estrutura de
concreto está localizada na altura do km 262 da Rodovia Assis Chateaubriand
(SP-425) e será substituída por uma ponte metálica, o que ampliará o vão de
navegação de 39 para 110 metros.
Com investimento de R$ 21,8
milhões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o projeto inclui a
construção, no local, à margem da rodovia, de uma grande estrutura metálica que
permitirá eliminar dois pilares hoje existentes sob a ponte. A medida vai
facilitar o transporte de carga da Hidrovia Tietê-Paraná, que passa embaixo da
pista.
"Com a obra de ampliação do
vão da ponte da rodovia SP-425 sobre a Hidrovia Tietê-Paraná, o transporte
aquaviário em São Paulo ganha em eficiência e segurança, ao eliminar restrições
físicas na linha de navegação e reduzir o tempo de desmembramento dos comboios
de barcaças para passagem sob a mesma", comenta o subsecretário de
Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim.
O trecho da rodovia Assis
Chateaubriand (SP-425) foi interditado, dia 7 de outubro, para execução das
obras de ampliação do vão de navegação da ponte sobre o Rio Tietê, na altura do
km 262. O DER sinalizou os pontos estratégicos, indicando as opções de desvio
para quem circula pela região. O bloqueio tem previsão de durar 60 dias.
A operação de implosão foi
acompanhada pelo diretor de Operações do DER, Raphael do Amaral Campos Junior.
Envolveu procedimentos de segurança, que antecederam a implosão. Houve a
verificação do circuito de detonação, além da instalação de sismógrafos
(aparelhos que registram as vibrações e ruídos no solo). Foi realizada ainda
varredura nas extremidades da ponte, com o acionamento de sirenes para alertar
a população local.
Ampliação da hidrovia
A Semil, por meio do Departamento
Hidroviário (DH), iniciou, no primeiro semestre de 2023, as obras de ampliação
da Hidrovia Tietê-Paraná, com destaque para o aumento da profundidade do canal
de Nova Avanhandava, que tem como objetivo estimular o transporte aquaviário,
desenvolvendo a logística no Estado de São Paulo.
O investimento do Governo do
Estado ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade
durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação
devido à diminuição do nível de água do reservatório.
A obra consiste no aprofundamento
do canal em até 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, que permitirá a passagem
de embarcações de grande porte nos períodos em que o nível da água menor reduz
também o calado permitido. O método escolhido é o de derrocamento especial, com
o uso de explosivo encartuchado, com o qual serão retirados 552 mil m³ de
material rochoso. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.
A ampliação da profundidade do
canal de Nova Avanhandava abrange também os municípios de Araçatuba, Birigui,
Brejo Alegre e Santo Antônio do Aracanguá.
A partir de 1º de novembro, terá
início o período de defeso e reprodução, que segue até 28 de fevereiro de 2025.
Durante quatro meses, serão suspensas as detonações subaquáticas nas obras de
ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, preservando os peixes e
a fauna local.