Em outubro, os pedidos de
Recuperação Judicial registraram alta de 37,7% em comparação com o mesmo mês de
2023. Esse índice representa 223 solicitações, a terceira maior de 2024. Os
dados, que são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa
Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram ainda que as micro e
pequenas lideraram as requisições, com 177 pedidos, em seguida estavam os
médios negócios (38) e os grandes (8).
“A alta das taxas de juros eleva
o custo do crédito e dificulta o pagamento das dívidas pelas empresas. Além
disso, a inadimplência dos consumidores impacta negativamente o fluxo de caixa
das companhias, já que a inflação reduz o poder de compra, diminuindo as vendas
e afetando a saúde financeira dos negócios”, comenta o economista da Serasa
Experian, Luiz Rabi.
Ainda segundo o Indicador de
Recuperação Judicial e Falências, a visão por setores mostrou que Serviços
registrou a maioria das requisições (83) e a Indústria a que menos demandou
(35).
Pedidos de falências
cresceram 50,8% em um ano
Ainda segundo o economista Luiz
Rabi, “os pedidos de falências ocorrem como última tentativa de os credores
evitarem um prejuízo maior e receberem da empresa devedora um valor
proporcional ao crédito concedido”. Esses requerimentos saltaram de 61, em
outubro do ano passado, para 92 no mesmo mês de 2024, representando um
crescimento de 50,8%.
Entre os pedidos de falência, as
micro e pequenas empresas se destacaram com 55 casos, seguidas pelas “médias”
(20) e “grandes” (17). As companhias do setor de Serviço foram as principais
demandantes, com 39 casos, enquanto Comércio apareceu com 28, Indústria com 24
e Primário com um caso.
Serasa Experian ajuda
empreendedores
Um dos principais motivos para as
empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência
de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de
Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação
e ganho de eficiência com mais agilidade.
Tudo isso respaldado pela base
nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento
entre empresas e consumidores.