A Nova
Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo emitida pelo Governo Federal
para reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e qualificar o
acesso a serviços públicos digitais.
O documento
possibilita um acesso mais seguro (conta Ouro) aos mais de 4.500 serviços
digitais disponíveis no portal GOV.BR. No futuro, os serviços poderão,
inclusive, ser ofertados de forma automatizada.
De acordo com dados divulgados nessa segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a CIN já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros.
COMO TIRAR
Uma das
principais inovações da CIN é o seu padrão nacional e número único, que é o
CPF. Todas as pessoas têm até o ano de 2032 para fazer a troca do seu documento
pela nova identidade, sendo a primeira via gratuita para todos. Atualmente, a
CIN é emitida em todos os estados brasileiros. Acesse o gov.br/identidade e
saiba como emitir a sua CIN em seu estado.
Para
automatizar os serviços públicos, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços
Públicos trabalha na construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de
Identificação Civil.
Essa IPD
utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do Gov.br.
Uma IPD é um conjunto de sistemas digitais compartilhados que devem ser seguros
e interoperáveis. Esses sistemas podem ser construídos a partir de
especificações e padrões abertos, para ofertar acesso equitativo a serviços
públicos e privados em escala social.
"O foco
do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham
uma visão de governo único quando acessarem o Gov.br, que a plataforma esteja
alinhada à jornada de vida da pessoa e essa IPD é fundamental para isso”, disse
o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.